Ajudando você a alcançar a realização e felicidade em cada área.

Você tem ou já teve DOR nas COSTAS? Você sabe o que é ERGONOMIA?

Pois bem, muitos de nós tivemos, temos ou provavelmente teremos dores nas costas ou algum desconforto se não conhecermos o que é Ergonomia, pois com certeza a maioria dessas dores e desconfortos estão relacionados à má postura, seja ela no trabalho, nos afazeres domésticos, ao dirigir, ou até mesmo no lazer, por isso, vamos conhecer um pouco mais desse conceito e tirarmos proveito dele.

Ergonomia é um conjunto de ciências e tecnologias que procura o ajuste confortável e produtivo entre o ser humano e o seu trabalho basicamente procurando adaptar o trabalho às características do ser humano. Podemos dizer também que é a busca pelo equilíbrio entre o Homem e suas atividades laborais.

Resumindo, Ergonomia busca adequar o trabalho ao Homem, tendo como base de sustentação, três palavras: Conforto, Segurança e Produtividade.

Para alcançarmos a efetividade desse conceito, também precisamos conhecer uma pouco melhor e mais afundo o nosso Corpo, em suas virtudes e limitações, pensando dessa forma, poderemos levar a Ergonomia para todas as nossas ações do dia-a-dia, pois conhecendo melhor nosso Corpo iremos usá-lo de maneira mais equilibrada, podendo evitar desgastes desnecessários e o mau uso dessa máquina perfeita, pois diga-se de passagem “Papai do Céu” caprichou muito nela, porém, não viemos com manual de instrução e por inúmeras vezes não sabemos como usar tantos recursos biomecânicos e acabamos sobrecarregando algumas estruturas e por consequência, as dores e desconfortos aparecem.

Poderíamos citar inúmeros exemplos, mas vamos nos ater ao mais comum deles e tentar sanar algumas dúvidas sobre ele e assim melhorar nosso Estilo de Vida:

Um dos trabalhos mais comuns nos dias atuais são os chamados “Trabalhos Administrativos”, onde em sua maioria o trabalhador permanece a grande parte da sua jornada laboral sentado em frente ao computador. Para quem não sabe, essa posição é a mais severa quando falamos de Lombalgias (dores nas costas), pois nela, exercemos uma pressão intra discal de cima para baixo (na vertical) e sobrecarregamos significativamente o centro do disco vertebral (núcleo pulposo) que é uma região sensível e que precisa de espaço e não de compressão. Dessa forma acabamos comprimindo os discos vertebrais e diminuindo o espaço entre eles, podendo atingir um ou mais nervos e consequentemente gerar desconfortos, dores, inflamações e até mesmo limitação de movimentos.

Para que isso não ocorra algumas regras da Boa Postura precisam ser seguidas e respeitadas, como estas quatro dicas básicas:

  1. Não cruzar as pernas ou pior, sentar sobre elas, pois isso dificultará a circulação sanguínea e o retorno venoso ficará comprometido podendo causar sérios danos, por isso deve-se sentar sempre com os dois pés apoiados no chão e com um ângulo de 90º no joelho.
  1. Não se deve projetar seu tronco para frente e nem muito para trás (escorregar na cadeira nem pensar), o correto é manter um ângulo do tronco com o quadril (pernas) de 100º a 110º. Muitos acham que o correto são 90º, mas ninguém conseguiria sentar tão “retinho” assim, pois nessa posição ocorre pressão na lombar e por isso as boas cadeiras oferecem um leve movimento do encosto para trás.
  1. Todos os seus aparelhos e materiais devem ficar dentro da área de alcance dos seus braços, para evitar “malabarismos” e esforços estáticos com eles, para isso, o teclado precisa estar em sua frente e bem perto do limite da mesa (borda), seu cotovelo deve se manter num ângulo de 90º e sem apoiar no braço da cadeira, seu mouse deve estar livre e bem ao lado do seu teclado, para não precisar estender e nem abduzir o braço.
  1. Seu monitor também deve estar posicionado em sua frente e não lateralizado, assim como o posicionamento da sua altura é muito importante. Uma regra bem simples é posicioná-lo com a borda superior da tela na direção dos olhos e não o centro da tela como é de costume. 

Porém, para que essas dicas possam ser seguidas, a cadeira usada deve possuir as mínimas regulagens necessárias como: altura do acento e encosto, regulagem dos braços e de preferência, rodinhas. A mesa também deve seguir algumas regras como: bordas e quinas arredondadas, tampo em cores foscas e não brilhantes, nada de vidros sobre ela e bom espaço para as pernas. Para finalizar, a boa luminosidade é muito importante, pois devemos evitar qualquer reflexo ou luz contra, como por exemplo janelas sem cortinas atrás do monitor.

Além de tudo isso, ou se caso nem tudo possa ser melhorado, a última regra e na minha opinião, a mais importante delas, é a seguinte:

O Corpo Humano é formado por mais de 200 ossos e mais de 600 músculos, a nossa principal virtude é a Habilidade Motora, sendo um pouco mais claro e direto, o Ser Humano precisa de MOVIMENTO e não de uma vida sedentária e estática, pensando assim, para evitarmos as tão temidas dores nas costas e melhorarmos significativamente a nossa qualidade de vida no trabalho, a regra básica é: de tempos em tempos mude de posição, levante-se, ande pelo escritório, alongue-se e quando tiver um tempinho de folga faça exercícios físicos de forma segura sem ultrapassar seus limites e com orientação profissional adequada.

Espero que aproveitem as dicas e bom trabalho a todos! Sem dores nas costas é claro….