Ajudando você a alcançar a realização e felicidade em cada área.

PAFE Fibria

No dia 5 de outubro de 2015 com muito orgulho retomamos as ações do Projeto PAFE (Programa de Atividade Física Especializada) para Motoristas de Caminhão do transporte de Madeira da empresa Fibria e seus Provedores.

Com intuito de melhorar e promover a Saúde dos Motoristas e principalmente despertá-los para o retorno de suas viagens, pois as ações ocorrem das 22h às 6h da manhã, horário crítico do maior vilão das estradas, o “SONO”.

O PAFE faz parte de um conjunto de ações promovido pela equipe de Medicina e Segurança do Trabalho da empresa Fibria, referência em Segurança em nosso País.

Metodologia:

Uma sala equipada com modernos equipamentos de Avaliação Física e Treinamento Direcionado, forte iluminação, questionário de ação e reação do reflexo, exame de aptidão e um Profissional de Educação Física altamente preparado para exercer e conduzir todas as ações. Cada motorista fica a disposição do Professor em média 15min. por turno de trabalho, que é o tempo em que seu Caminhão permanece do Posto de Combustível (que fica ao lado da sala) abastecendo.

Objetivo:

 A ação tem como objetivo principal, despertar o profissional que irá retornar com seu caminhão vazio até a área de carregamento que está a cerca de 300km deste ponto.

Assim,  com uma sequência rápida e intensa de exercícios anaeróbicos, promovemos vazo dilatação, aceleramento da frequência cardíaca e a liberação de adrenalina, com isso promovemos o estado de alerta desses profissionais e tentamos dessa forma alterar o estado de sonolência para o “despertar ativo”.

Além desse objetivo específico, esperamos que com a frequência desses motoristas na sala, iremos como ação de consequência, promover um melhor condicionamento físico, o que será de significativa contribuição para a saúde desse público que realiza uma atividade extremamente sedentária e com um relógio biológico muito das vezes enfrentando dificuldades de adaptação e recuperação.

[widgetkit id=978]