Ajudando você a alcançar a realização e felicidade em cada área.

Saúde, Qualidade de Vida ou simplesmente ESTÉTICA?

Hoje, mais do que nunca, as pessoas estão em busca de uma melhor Qualidade de Vida. O sonho da Longevidade está cada vez mais presente, mas os caminhos percorridos atualmente estão corretos? São seguros?

Todas as vezes que alguém me procura para algum conselho relacionado a esse tema, vem sempre uma perguntinha marota junto, como: “Quanto tempo eu levarei para perder essa gordurinha?”, “Como eu faço para ficar com o abdômen tanquinho?”, “Quantos quilos eu perderei em uma semana?”. Minha resposta é sempre a mesma: “Não sei”, pois todos os resultados dependerão de uma série de variáveis e o grande responsável por alcançá-los é sempre o aluno. Claro que a boa e bem preparada orientação é o que norteará todas as ações, mas a disciplina, empenho e dedicação do aluno são as armas e o verdadeiro segredo para o sucesso de qualquer programa de treino ou reeducação alimentar.

Porém, costumo salientar sempre que antes de iniciar qualquer tipo de programa, algumas respostas precisam ser encontradas, e as perguntas são claras e diretas: “Por que você quer fazer isso?” “É pela sua Saúde ou pela sua Estética?” “Você está disposto a mudar seu estilo de vida?”

Dependendo das respostas poderemos elaborar um programa aplicável e seguro, pois o primeiro ponto é a Saúde e para promovê-la é necessária uma série de mudanças e, principalmente, a manutenção dessas mudanças, senão o “Efeito Sanfona” se tornará frequente e o desânimo uma constante desse ciclo vicioso.

Para que isso não ocorra alguns pontos precisam ser respeitados:

  • Antes de iniciar qualquer programa de exercícios físicos, um médico deverá ser procurado e todos os exames deverão serem feitos, independente da idade e/ou condicionamento físico.
  • O profissional de Educação Física formado e devidamente registrado deverá elaborar e conduzir as atividades desse programa.
  • Respeitar os limites e procurar atividades que tragam prazer são grandes aliados.
  • Programas e profissionais multidisciplinares completam esse circuito, como: Fisioterapeutas, Terapeutas e Nutricionistas.
  • E por fim, para mim, a dica mais importante é envolver a família, pois a mudança de qualquer estilo de vida só obterá êxito se todos estiverem engajados nesse propósito.

Mesmo seguindo todas essas dicas, precisamos sempre estar atentos e identificar o mais cedo possível os adversários e obstáculos, as famosas “desculpas” do tipo: “Eu não tenho tempo”, “Eu não gosto”, “Tenho que cuidar das crianças”, “Academia é muito caro”, “Segunda-feira eu começo”… Enfim, mesmo os mais interessados criam barreiras e se escondem atrás delas, por isso, é muito importante que os objetivos e os resultados sejam palpáveis e possíveis.

Outro grande vilão são as propostas milagrosas, como: shakes emagrecedores mágicos, massagens redutoras tridimensionais, aparelhos fortalecedores ultra potentes, enfim, uma série de mentiras que querem a todo custo “vender”, e por que as pessoas ainda compram? Porque não estão em busca de Saúde, e sim, de Estética.

Quando buscamos Saúde, todos esses resultados também são alcançados como consequência, que demoram um pouco mais e são secundários, pois os resultados primários são:

  • Melhora do Condicionamento Físico;
  • Melhora do Ritmo Cardíaco;
  • Melhora da Circulação e Retorno Venoso;
  • Melhora da velocidade da Contração e Relaxamento Muscular;
  • Melhora da Flexibilidade;
  • E por fim, melhora das condições de vida para realizar as atividades básicas do dia a dia;
  • Melhora da Disposição e Auto Estima.

 

Quando pensamos assim, estamos prontos para mudar!

“Existe mudança sem bons resultados, mas não existem bons resultados sem Mudanças”

Algumas pessoas ainda têm mais fatores agravantes que dificultam essas mudanças, como o Fumo e o Álcool e precisam entender que esses Hábitos são nocivos à Saúde e devem ser evitados, ou pelo menos diminuídos, pois o equilíbrio de todas as ações resultará no sucesso de todos os objetivos propostos fazendo com que a condução das atividades aconteça de forma segura e aplicável 

Volta e meia me vejo respondendo perguntas como: “Como eu faço pra entrar em Forma?” E a resposta é uma só: “Mudança” 

Por ouvir essa pergunta com muita frequência, resolvi entender o que é palavra FORMA, que pelo nosso dicionário quer dizer: “s.f. Maneira de ser exterior; configuração dos corpos, dos objetos, lados idênticos de uma figura…”

Nesta explicação ela está relacionada muito mais com o lado exterior do que interior, mas a verdadeira Boa Forma Física está muito mais ligada ao interior do que ao exterior, por isso, o meu significado de FORMA é:

 

Flexibilidade

Organização

Responsabilidade

Motivação

Atitude

 

Então mude, melhore, busque e realize todas as mudanças necessárias para alcançar a tão sonhada Longevidade, pois é possível e acima de tudo muito recompensador, ter mais Saúde e ter mais Qualidade de Vida sempre.