Cadastre seu email e receba novidades em primeira mão!

Treinamentos

Treinamentos Comportamentais:

O ser humano passa por diversas fases em sua vida, e todas as experiências que vamos adquirindo no decorrer do tempo formam nossa visão de mundo. Estas experiências aliadas a fatores culturais, educação familiar e convívio social vão formando o caráter e as convicções de cada indivíduo.

Dessa premissa podemos concluir que muitos dos medos, bloqueios, ansiedades e transtornos provêm de experiências desagradáveis que foram presenciadas em alguns momentos de nossa existência. Assim, quanto mais o tempo passa, mais enraizados ficam esses bloqueios, e com isso, diversos setores de nossa vida são afetados consideravelmente.

Diversas vezes, um pequeno medo esconde grandes problemas, é por isso que não podemos negligenciar determinadas situações e sempre procurar apoio profissional. Visando solucionar estas questões surgem os treinamentos comportamentais.

 

Entendendo o Treinamento Comportamental

O treinamento comportamental surgiu nos Estados Unidos no ano de 1947 e para este método, os pensamentos e emoções influenciam diretamente no comportamento das pessoas. Ou seja, tudo aquilo que acreditamos se reflete direta ou indiretamente em nossos atos, que por sua vez geram outras consequências.

Esse estudo foi levado até o ambiente corporativo e ficou comprovado que parte das limitações e entraves de uma empresa estão relacionadas ao comportamento geral dos colaboradores.

Chegando a estas conclusões foram criados treinamentos específicos que visam superar estas limitações e trabalhar as barreiras atitudinais de cada indivíduo. No âmbito das organizações são criados treinamentos em grupo, com o apoio do setor de Recursos Humanos para que a empresa possa crescer de mãos dadas com seus funcionários.

 

Tipos de Treinamentos Comportamentais

Diversas são as habilidades que precisam ser desenvolvidas dentro da esfera empresarial. Hoje, as empresas em fase de constante expansão primam por competências que englobam desenvoltura profissional. Existem diversos tipos de treinamento comportamental, estes sãos os mais procurados:

• Desenvolvimento de liderança

• Como falar bem em público

• Administração do tempo

• Comunicação e relacionamento Interpessoal

• Motivação pessoal e profissional

 

Uma ferramenta poderosa e eficaz no treinamento comportamental é o Coaching. O processo de Coaching auxilia o profissional a desenvolver outros comportamentos com base em técnicas de motivação e estabelecimento de metas. Por meio do Coaching é possível treinar pessoas e grupos, além de desenvolver ações que visam despertar o pleno potencial que há em cada um de nós.

Enfatizamos também que o Coaching foi pensado para dar suporte a empresas e instituições que desejam romper com programações e atitudes dos colaboradores e que limitam os seus resultados.

Sendo assim, podemos concluir que o Coaching é um excelente treinamento comportamental e um grande aliado nesta caminhada de autodescoberta e superação dos bloqueios e limitações do passado e especialmente para o alcance de alta performance.

Fonte: IBC – Instituto Brasileiro de Coaching